O que eu aprendi ensinando atores de TV a dançar

Agora que a respectiva temporada acabou, agora posso compartilhar minha experiência ensinando dança a uma coleção de atores da série de TV australiana, Wentworth. A razão para eu escrever isso foi porque descobri coisas sobre atores que outros dançarinos podem achar úteis.

Antecedentes – o que é Wentworth?

Você pode aprender mais sobre a série de TV no final do artigo, mas em suma, Wentworth é um drama baseado na prisão feito na Austrália que é, no momento em que escrevo isso, em sua 6ª temporada. Me pediram para entrar e ensinar alguns atores a dançar o Tango Argentino por um visto que envolvia aquela dança. O interessante foi que essa foi a primeira vez que tive que ensinar as pessoas a dançar, mas não a dançar muito bem. Além disso, foi a primeira vez que o visual da dança, do ponto de vista do público, foi mais importante que a técnica. Essas duas coisas deram uma abordagem interessante ao ensino e podem colorir o que vem a seguir.

O que eu aprendi

Isso é provavelmente o que mais lhe interessa. As coisas que mais me impressionaram no ensino desses atores profissionais foram:

  1. Sua capacidade de lembrar rotinas tão rapidamente

  2. Sua vontade de ver vídeos de si dançando

  3. A profundidade das perguntas que eles fizeram

  4. Sua vontade de experimentar

O primeiro não é realmente uma surpresa. Os atores sempre precisam aprender novas linhas à medida que novos scripts chegam a eles. Dado que isso era para a TV, onde os roteiros mudavam com frequência, não é surpresa que esses atores tivessem as memórias fenomenais que presenciei. No entanto, há mais para isso. Não só eles foram capazes de aprender scripts rapidamente, eles também puderam colocar o esforço. Eles fariam feliz e de bom grado uma rotina de novo e de novo e de novo. Esta é a lição que é ideal para dançarinos. Seja uma rotina, uma figura única ou até mesmo um número de figuras que precisam ser conhecidas (seja para dança social ou exame), fique contente em farejar repetidamente. Sabendo que, a cada vez, isso melhorará sua capacidade de lembrar e executar o que você está trabalhando. Essa monotonia e disciplina podem parecer estar em desacordo com a liberdade de expressão que se pode esperar da dança, em certa medida para mim, mas depois do que vi, simplesmente não posso discutir com os benefícios.

O segundo item, mais uma vez, provavelmente não é uma grande surpresa. Os atores provavelmente adorariam se ver em qualquer tipo de tela. O ponto real que quero fazer aqui é o benefício que vem disso. Essa foi a primeira vez que eu ensinei qualquer aula quando havia tantos telefones com gravações dos alunos dançando quanto havia alunos. Cada um deles automaticamente se ofereceu para gravar os outros quando dançavam. Ainda me lembro agora quando perguntamos a outro se queriam se ver dançando. Eu instantaneamente senti aquela apreensão que eu compreendi com empatia de meus outros alunos. No entanto, antes mesmo que eu tivesse a chance de experimentar completamente esse sentimento, o ator que foi perguntado respondeu afirmativamente e estava se vendo dançando. Não importa quão bem eles dançassem (ou não), eles ficariam felizes em se ver, analisar e depois tentar melhorar. Isto é o que podemos aprender com os atores – é apenas uma gravação (uma do passado) e um passo para se tornar melhor. Veja gravações de você dançando como apenas uma das muitas. Se você fizer mais no futuro, então, no grande esquema das coisas, qualquer vídeo é menor – além da oportunidade de aprendizado que ele oferece. Se você se sentir desconfortável com gravações de sua dança, significa simplesmente que você deve gravar mais.

Por serem atores, eles queriam saber qual efeito seria criado com a dança. Isso era equilibrar o desejo de ser autêntico e a necessidade de dar aos espectadores o que eles queriam / esperavam quando pensavam no que era um tango. O efeito final foi um pensamento sério sobre quem eles deveriam mover e basicamente “agir” enquanto dançava. Eu sempre penso em dançar que faço por mim mesmo. No entanto, quando eu vi a rapidez com que esses atores melhoraram perguntando sobre o caráter de uma dança, posso agora dizer com confiança que alguns pensaram em como você vai olhar para os outros (e “deve” olhar dada a natureza da dança) você dança melhor mais rápido. Este é um exemplo de como a dança de performance (dança para o entretenimento dos outros) é algo que todos os dançarinos podem pensar em fazer de vez em quando. Isso ajudará você a entender a dança de outra perspectiva, o que fará de você uma dançarina melhor.

A última coisa que notei foi também o que se esperaria dos atores. Eles trabalham em uma indústria onde é vital sempre criar algo novo e você precisa tornar tudo o mais envolvente possível. Experimentar coisas e experimentar coisas novas pode ajudar nisso. Eu também vi como isso ajuda a aprender a dançar. Ao tentar diferentes maneiras de fazer as coisas, eles rapidamente descobriram o que não funcionou e também me levaram a compartilhar ideias extras que eu não teria pensado em compartilhar naquele momento. Era um pouco como fazer perguntas, mas via experimentação. Para aprender rapidamente o que você deve e não deve fazer para dançar bem, você pode sempre tentar alguma experimentação. Se você estiver trabalhando em uma apresentação, também poderá encontrar algo novo e inovador.

Mantenha cada um dos itens acima em mente na próxima vez que tiver problemas para melhorar sua dança. Pode haver algo que realmente te ajuda.

Uma visão extra

Quando me pediram para ensinar os atores, foi-me dito explicitamente que a dança seria o tango argentino. O roteiro citou especificamente a 8 etapas salida. No entanto, também foi notado que o espectador médio provavelmente imaginaria o padrão internacional de tango ao ouvir a palavra “tango”. Por essa razão, o estilo foi alterado para que os espectadores vissem o que era esperado – e as surpresas estariam apenas na história. Se você estiver fazendo uma peça de performance em algum momento, pense sobre seu público específico, o que eles esperam e como administrar isso. Talvez você simplesmente faça o que eles esperam ou dedique tempo para explicar por que o que você faz é diferente do que é esperado. Independentemente disso, se você pensar sobre isso, você terá um desempenho melhor.

Se você não está familiarizado com a série de TV, então você pode aprender mais sobre isso Aqui.


Source by Clint Steele