Shih Tzu – o cão de crisântemo | MINHO Noticias
Connect with us

MINHO Noticias

Shih Tzu – o cão de crisântemo

Desporto

Shih Tzu – o cão de crisântemo

O Shih Tzu, é uma raça de cão que se originou na China. O nome é singular e plural. Eles são relatados como os mais velhos e menores dos cães sagrados tibetanos. Este tipo de cão existe há muito tempo. Eles foram criados para latir quando pessoas ou animais se aproximavam do palácio do Imperador da China, o que alertava as pessoas para a presença de visitantes indesejados. Acredita-se que esta raça ornamental foi criada pela criação do pequinês com uma raça de cão tibetano, o Lhasa Apso. Análises recentes de DNA confirmam que esta é uma das mais antigas raças de cães. Este cão também é conhecido como o cão leão chinês / tibetano ou o cão crisântemo. É chamado o cão crisântemo porque seu rosto se parece muito com a flor.

O Shih Tzu é caracterizado por sua longa e fluida camada dupla, construção robusta, inteligência e uma atitude amigável, enérgica e animada. Na criação de todas as cores da pelagem são permitidas. O casaco Shih Tzu pode ser estilizado em um curto corte de verão, ou mantido por muito tempo para show de conformação. Este cão não tem pêlo como muitas outras raças; eles têm cabelos semelhantes aos dos humanos. Em vez de derramar, ele perde o cabelo gradualmente, bem como os humanos perdem o cabelo no chuveiro ou enquanto se arrumam. Eles precisam ser escovados diariamente com uma escova de cerdas e qualquer topete deve ser amarrado com um arco ou banda para que o cão possa ver bem. Esta raça lança pouco ou nenhum cabelo ou caspa tornando-os grandes para a maioria dos alérgicos.

O padrão da raça americana Kennel Club Shih Tzu exige que o cão tenha um focinho curto, olhos grandes e uma cauda parecida com uma palma que ondula acima do tronco. Sua altura nos ombros é de 9 a 10 1/2 polegadas. O cão não deve ficar de menos de 8 polegadas e não mais de 11 centímetros de altura. O Shih Tzu nunca deveria estar tão alto que parecesse pernalta, ou tão baixo que parecesse atarracado ou agachado. Independentemente do tamanho ou sexo, eles devem sempre ser sólidos e compactos, e ter bom peso e substância para sua faixa de tamanho. Isso se enquadra na categoria Toy do AKC.

O American Kennel Club e o American Shih Tzu Club os definem como um cão que pesa entre 9 e 16 libras como o padrão oficial da raça. Descrições como “imperial”, “teacup”, “minúsculo teacup” são usadas, mas os cães que se encaixam em tais descrições são muitas vezes um Shih Tzu subdimensionado ou subdesenvolvido. Tanto o AKC quanto o ASTC consideram que essas variações não estão em conformidade com o padrão oficial da raça. Essas pequenas variações também não são definidas como padrão pelo palácio imperial chinês ou pelo circuito profissional. Os criadores que lidam com cães de designer não são elegíveis para serem membros de alguns clubes. Por exemplo, o American Shih Tzu Club, o guardião oficial do padrão da raça, nega a adesão a esses criadores.

A vida útil é de 11 a 14 anos, embora algumas variações dessa faixa sejam possíveis. Alguns problemas de saúde comuns entre a raça são chiado, roncos, doença do disco espinhal, shunt sistêmico hepático portuário, displasia renal e displasia do quadril – em tamanhos padrão. Além disso, eles também podem sofrer de vários problemas oculares. Estas, bem como muitas outras raças, podem apresentar sinais de alergia ao corante vermelho # 40, e os proprietários devem responder a coçar na ausência de pulgas, eliminando os alimentos para animais que contêm este aditivo comumente usado. Também devem ter seus dentes verificados regularmente porque tendem a perdê-los cedo.

O Shih Tzu requer um pouco mais de cuidado do que algumas outras raças, e os proprietários em potencial que estão procurando por um cão de baixa manutenção provavelmente deveriam escolher outra raça. Como os focinhos são pequenos e inexistentes, beber água de uma tigela geralmente contribui para seus rostos impuros. Os proprietários às vezes usam dispensadores de água como os usados ​​em gaiolas de hamsters e coelhos. Se o cão estiver bebendo de uma tigela, às vezes é necessário ficar de olho neles; a água pode entrar com facilidade no nariz e inibir a respiração. A área ao redor dos olhos deve ser limpa suavemente a cada dia, com algodão e água morna. Fornecê-los com água engarrafada ou água que não contém cloro ajuda a manter o muco dos olhos ao mínimo. Estes cães são de alta manutenção quanto à higiene e limpeza.

O Shih Tzu pode ser muito independente quando se trata de brincar e se exercitar. Ao contrário de cães maiores como Golden Retrievers e Labradors, eles tendem a ser bastante contente quando deixados sozinhos. A maioria gosta de se exercitar ao ar livre e, quando exercitada regularmente, tem muita energia. A maioria gosta de uma longa caminhada, embora também estejam felizes em correr pela casa. No entanto, os proprietários devem lembrar que eles têm pernas bem curtas, então a idéia de uma longa caminhada de Shih Tzu é muito menor do que a nossa. Eles podem se cansar muito facilmente. Um cão cujo pêlo é permitido crescer precisa de escovação diária para evitar emaranhados. Um corte de cabelo curto, também conhecido como corte de cachorro ou filhote, evita esse nível extra de cuidado. No entanto, desde que a raça é, obviamente, adaptada a um clima frio, deixando o casaco crescer para as estações mais frias é apropriado.

Estes cães são considerados cães de nariz arrebitado, o que os torna muito sensíveis a altas temperaturas. É por isso que as companhias aéreas que transportam cães não as aceitarão para embarque quando as temperaturas em qualquer ponto do itinerário planejado excederem 75 graus. Além disso, como muitas outras raças, as garras precisam de muita atenção. Isso não é específico para eles, mas todos os cães pequenos. É importante lembrar que os predadores que normalmente caçam roedores e coelhos não sabem a diferença entre tal e um Shih Tzu. Ao cuidar do dono, lembre-se de que eles não devem sair com a proteção de uma cerca real ou elétrica, mas com o olhar atento do dono, porque um falcão ou águia pode descer de cima e levar um cachorro para fora.


Source by Penny Taylor

Continue Reading
You may also like...

More in Desporto

To Top

Powered by WP Robot

%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas