Câmara do Porto anuncia 400 casas de renda acessível prontas em 2022 | MINHO Noticias
Connect with us

MINHO Noticias

Câmara do Porto anuncia 400 casas de renda acessível prontas em 2022

Desporto

Câmara do Porto anuncia 400 casas de renda acessível prontas em 2022

A Câmara do Porto anunciou hoje o lançamento de um concurso para ceder em direito de superfície, por um máximo de 50 anos e 72,5 milhões de euros, 400 casas de rendas acessível e 200 de renda livre.

Em conferência de imprensa, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, apontou para 2022 a conclusão do que designou como “a maior operação de arrendamento acessível no país”, explicando que um dos conjuntos habitacionais, cujo “projeto, construção e exploração” se pretende concessionar a privados, será instalado no antigo Quartel do Monte Pedral, nas ruas de Constituição e Serpa Pinto, ao passo que o outro, também a edificar em terrenos municipais, fica no Monte da Bela, freguesia de Campanhã, na área mais oriental da cidade.

No Monte Pedral, a perspetiva é construir 370 habitações, sendo 250 casas para renda acessível e 120 para renda livre, ao passo que no Monte da Bela a autarquia perspetiva 230 fogos, 80 a preços de mercado e 150 com renda acessível, sendo que estas serão ocupadas após “sorteio de interessados” segundo “regulamento do promotor” imobiliário “aprovado” pelo município e terão rendas entre “seis e cinco euros o metro quadrado”.

O presidente da câmara, o independente Rui Moreira, vincou tratar-se de uma cedência a privados para arrendamento, pelo que o promotor “não pode vender nada”.

De acordo com as informações dadas pelo vereador do Urbanismo depois da reunião do Conselho Municipal de Economia – Casa dos 24, o “cronograma estimado” aponta para o concurso a decorrer este ano e a “conclusão do empreendimento” em 2022.

Quanto à ocupação dos fogos de renda livre e das frações comerciais, o modelo será “livre, no mercado” e ficará “a cargo do promotor”.

No Monte Pedral, a previsão é instalar 370 casas em 44.400 metros quadrados, dos quais 250 (30.300 metros quadrados) serão para renda acessível e 120 (14.100 metros quadrados) para renda livre.

Tal implica uma alteração simplificada do Plano Diretor Municipal (PDM), acrescentou Baganha.

O vereador explicou que a autarquia “impõe a construção de três novos arruamentos, dois pedonais e um automóvel”.

Segundo o plano distribuído aos jornalistas, um dos conjuntos de habitação de renda livre, com rés-do-chão mais cinco pisos, ficará dividida da de renda acessível por um “arruamento novo”.

O outro prédio de renda a preços de mercado ficará na frente urbana da Constituição, num “edifício isolado” com sete pisos.

Na frente urbana da Constituição e na de Egas Moniz crescerão as casas de renda acessível, num rés-do-chão mais quatro.

Tal equivale, segundo a autarquia, a 68% da habitação com renda acessível e 32% com renda livre, o que corresponde a um investimento de 49,2 milhões de euros e 1.100 “habitantes estimados”.

A zona terá um espaço público de 9.230 metros quadrados e “áreas verdes” de 8.800 metros quadrados.

Também no Monte Pedral, situado numa zona central do Porto, prevê-se instalar equipamento em 3.300 metros quadrados.

É para este espaço que está prevista a instalação de uma residência universitária com 100 camas e zona de ‘coworking’.

Quanto ao comércio, estão previstos 2.800 metros quadrados.

O investimento total estimado é de 52 milhões de euros.

Relativamente ao Monte da Bela, prevê-se a beneficiação da travessa da Bonjoia e a ligação ao Terminal Intermodal Campanhã (TIC) e Matadouro de Campanhã.

A intenção é construir habitação unifamiliar de rés-do-chão mais dois pisos e, numa zona classificada como “frente urbana em consolidação”, edificar um prédio de rés-do-chão mais três pisos.

As 230 casas são para construir em 24.000 metros quadrados, destinando-se 150 fogos (15.700 metros quadrados) para arrendamento acessível e 80 fogos (8.300 metros quadrados) para renda livre.

Aqui, a zona de equipamento inclui uma esquadra da PSP, num imóvel de rés-do-chão mais um piso.




Source link

Continue Reading
You may also like...

More in Desporto

To Top

Powered by WP Robot

%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas