Os mineiros que tentam resgatar Julen e a inspiração portuguesa de um deles | MINHO Noticias
Connect with us

Os mineiros que tentam resgatar Julen e a inspiração portuguesa de um deles

Noticias

Os mineiros que tentam resgatar Julen e a inspiração portuguesa de um deles

Uma equipa de especialistas está a tentar resgatar Julen, a criança de dois anos que caiu de um poço na localidade de Totalán, no município Málaga, a 13 de janeiro.

São oito homens, membros da Brigada de Resgate Mineiro, treinados para trabalhar em situações extremas, nas condições mais adversas e em contrarrelógio. Trazem-no gravado nas costas. Estão em Málaga desde o dia em que Julen caiu a um poço de 110 metros. Esperaram até que a plataforma de resgate estivesse terminada para entrarem no túnel e tentarem resgatar o rapaz de dois anos. Começaram a dura missão esta quinta-feira e, pelas 23.30 horas locais (menos uma hora em Portugal continental), já tinham escavado o primeiro metro de mais de três, que prometiam uma madrugada longa com recurso a explosivos controlados. Têm os olhos de Espanha e do mundo em cima deles.

Sergio Tuñón, engenheiro chefe

Como diretor técnico da Brigada de Resgate Mineiro desde 2012, é quem comanda a operação. Liderou os resgates de um mineiro falecido em Degaña, em 2015, e de um espeleólogo (especialista em grutas) que morreu em Vizcaya, em 2017. Integrou a equipa que trabalhou na tragédia de Nicolasa, a 31 de agosto de 1995, quando uma explosão de gases de combustão no poço San Nicolás tirou a vida a 14 mineiros.

Antonio Ortega, engenheiro técnico

Filho de um especialista da Direção Geral de Minas, foi um dos últimos a integrar a Brigada. Entrou há cerca de um ano, depois de participar numa grande operação em Santiago de Compostela.

Maudilio Suárez, especialista

Está na Brigada há cerca de dez anos. Entre as operações em que participou, conta-se o resgate do espeleólogo basco José Gambino, que ficou preso numa gruta em Arañaga, em junho de 2017.

Lázaro Alves Gutiérrez, especialista

Lázaro tem um motivo pessoal para estar na Brigada. O seu pai, Eduardo Augusto Alves, cidadão português residente em Gijón, morreu no acidente de Nicolasa, o pior da história da indústria mineira asturiana.

José António Huerta, especialista

Tem dois filhos e é uma das recentes aquisições da Brigada.

Jesús Fernández Prado, especialista

Faz parte dos veteranos, acumulando mais de dez anos de experiência. Gosta de de esquiar, de montanhismo e mergulho.

Rubén García Ares, especialista

Entrou para a Brigada já na década de 2010. É um dos mais jovens. Tem uma filha.

Adrián Villaroel, especialista

É também um dos mais jovens, quer em idade quer em tempo passado ao serviço da Brigada. É casado e tem uma filha.




Source link

Continue Reading
You may also like...

More in Noticias

To Top
Ir para a barra de ferramentas