Pessoal da embaixada dos EUA autorizado a ficar por mais 30 dias | MINHO Noticias
Connect with us

MINHO Noticias

Pessoal da embaixada dos EUA autorizado a ficar por mais 30 dias

Desporto

Pessoal da embaixada dos EUA autorizado a ficar por mais 30 dias

O Governo da Venezuela autorizou no sábado o pessoal da embaixada dos Estados Unidos a permanecer no país durante pelo menos mais 30 dias, prazo máximo dado para um acordo para a fixação de uma Secção de Interesses.

Se o acordo não for alcançado no prazo estabelecido, o pessoal de ambas as missões diplomáticas, em Caracas e em Washington, terá de “abandonar o território de cada país” nos três dias seguintes e cessam as atividades das duas embaixadas, refere o Governo venezuelano em comunicado.

Segundo a nota, os governos da Venezuela e dos Estados Unidos “acordaram encetar negociações para o estabelecimento de uma Secção de Interesses” em Caracas e Washington, onde poderão ser tratados os trâmites migratórios e “outros assuntos de interesse bilateral”.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, rompeu na quarta-feira relações diplomáticas com os Estados Unidos, tendo dado na altura três dias para o pessoal da embaixada norte-americana deixar a Venezuela.

Contudo, a administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, recusou obedecer à ordem, alegando que Maduro não é o Presidente legítimo da Venezuela.

O presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, autoproclamou-se na quarta-feira Presidente interino da Venezuela, perante milhares de pessoas concentradas em Caracas.

Os Estados Unidos reconheceram Juan Guaidó como Presidente da Venezuela.

A União Europeia deu um prazo de oito dias a Maduro para convocar novas eleições, findo o qual reconhece legitimidade a Guaidó e ao parlamento para organização do processo eleitoral.

A Venezuela, país onde residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes, enfrenta uma grave crise política e económica que levou 2,3 milhões de pessoas a fugir do país desde 2015, segundo dados da ONU.

O Observatório Venezuelano de Conflitualidade Social anunciou no sábado que pelo menos 29 pessoas foram mortas nesta semana em protestos contra o Governo de Nicolás Maduro.




Source link

Continue Reading
You may also like...

More in Desporto

To Top

Powered by WP Robot

%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas